Kardec versus Ramatís 2


Kardec versus Ramatís 2

 Por Arturo Felipe Azevedo

ARTIGO INVESTIGATIVO: RAMATIS PODE NEM EXISTIR ARTÍCULO DE INVESTIGACIÓN: Ramatís no puede existir

Não é de hoje que muitos que acompanharam e ainda acompanham os ditados atribuídos a um espírito conhecido como “Ramatis” cogitam da hipótese do mesmo sequer ter existido. No es nuevo que muchos que han seguido y todavía seguir los dictados asignados a un espíritu conocido como "Ramatís" incluso la hipótesis de cogitate siquiera han existido. Tal possibilidade, inicialmente, não nos pareceu digna de análise, mas como temos a obrigação de investigar em constante busca pela verdade, fomos atrás dos possíveis sinais que indicassem ser esta uma hipótese provável. Esta posibilidad inicialmente no parecía digno de análisis, pero ya que tenemos la obligación de investigar en la búsqueda constante de la verdad, estábamos detrás de los posibles signos para indicar que este es un escenario probable.

Surpreendentemente, na medida em que fomos avançando em nossa pesquisa, verificamos que há muitas evidências que indicam ser Ramatis e seus ditados, especialmente aqueles constantes das obras do “médium” Hercílio Maes, um reflexo, uma cópia das ideias abraçadas pelo citado médium. Sorprendentemente, ya que estábamos avanzando en nuestra investigación, nos encontramos con que hay mucha evidencia para indicar siendo Ramatís y sus dichos, en especial las contenidas en las obras de la "media" Hercilio Maes, una reflexión, una copia de las ideas abrazados por ese medio.

Vejamos alguns pontos importantes a serem analisados: He aquí algunos puntos importantes a analizar:

1 – Hercílio Maes, o primeiro indivíduo a afirmar receber mensagens desse “espírito oriental”(?), veio a se dizer “espírita” somente após a publicação dos livros atribuídos a Ramatis, em cujas fichas catalográficas constam como sendo “espíritas”. 1 - Hercilio Maes, la primera persona en recibir mensajes que indican que "el espíritu del Este" vino a significar "espiritualista" sólo después de la publicación de los libros atribuidos a Ramatís, cuyas cartas que figuran como "espiritualista" catálogo (?). Antes disso, o mesmo afirmava que era adepto da Teosofia, doutrina que, mais adiante, verificaremos que possuirá todos os seus principais postulados defendidos nas obras atribuídas ao espírito Ramatis. Antes de eso, se dijo que creía en la Teosofía, una doctrina que más tarde, nos encontramos con que tendrá todas sus principales postulados defendidos las obras atribuidas a espíritu Ramatís.

2 – Hercílio Maes adotou, enquanto esteve encarnado, uma postura perante as religiões e doutrinas idêntica àquela propugnada por Ramatis: além de Teosofista, como dissemos, também era Rosacruciano, depois tornando-se “espírita”, promovendo uma miscelânea idêntica a que Ramatis incentiva em seus livros a título de “universalismo”. 2 - Hercilio Maes adoptó, como se ha encarnado una actitud hacia las religiones y doctrinas idéntica a la defendida por Ramatís: además teósofo, como hemos dicho, también era Rosacruz después de convertirse en "espiritualista", promoviendo una mezcolanza idéntico al Ramatís alienta en sus libros el título de "universalismo".

3 – Hercílio Maes era um vegetariano radical, daqueles que considerava grave delito espiritual o consumo de carne. 3 - Hercilio Maes era vegetariano radical, los que considera grave el consumo de carne espiritual ofensa. Tal noção foi igualmente repetida à exaustão em seus livros “psicodatilografados”, o que não verificamos nas obras de outros médiuns que afirmam ser intermediários de Ramatis. Esta idea también se repitió hasta el cansancio en sus libros "psicodatilografados", que no se verifica en las obras de otros medios que dice ser intermediarios Ramatís. Leadbeater, um dos autores teosóficos mais mencionados por ele nos rodapés de seus livros, era igualmente radical defensor do vegetarianismo. Leadbeater, uno de los autores teosóficos más mencionados por él en las notas al pie de sus libros, era defensora igualmente radical del vegetarianismo.

4 – Tal qual informamos acima, Hercílio Maes dizia receber as mensagens de Ramatis através da inspiração, sendo que não se utilizava de lápis e papel, e sim de uma máquina datilográfica, para transcrever tais mensagens advindas, segundo ele, de sua mediunidade inspirativa. 4 - Así como se informó anteriormente, Hercilio Maes dijo recibir mensajes Ramatís través de la inspiración, y no se utilizó el lápiz y el papel, pero una máquina de escribir para transcribir ese tipo de mensajes que surgen, dijo, su mediumnidad inspirador.

No entanto, segundo “O Livro dos Médiuns” (cap. XV, item 182), “médium inspirado é toda pessoa que recebe, seja no estado normal, seja no estado de êxtase, pelo pensamento, comunicações estranhas a suas ideias pré-concebidas”. Sin embargo, de acuerdo con "El Libro de los Médiums" (cap. XV, artículo 182), "medio inspirado es cada persona que recibe, ya sea en el estado normal, está en un estado de éxtasis, por el pensamiento, las comunicaciones extrañas a sus ideas preconcebidas ". Ora, assim sendo, falta em Hercílio Maes justamente esta característica fundamental da mediunidade inspirada, modalidade de mediunidade intuitiva, que é a desconexão entre as ideias do médium e as do espírito comunicante. Ahora, por lo tanto, carente de Hercilio Maes precisamente esta característica fundamental de la mediumnidad inspirado, el modo de la mediumnidad intuitiva, que es la falta de conexión entre las ideas del medio y de la comunicación de espíritu. Não é possível distinguir, como verificaremos mais adiante, o pensamento de um e de outro, porque o segundo repete ipsis literis as opiniões e ideologias do primeiro, o médium. No se puede distinguir, como se comprobará más adelante, el pensamiento de uno y otro, ya que la segunda repite textualmente las opiniones e ideologías de la primera, el medio. Os ditados atribuídos a Ramatis, ao contrário do que se prevê e espera na mediunidade inspirada, não estavam fora dos limites dos conhecimentos e capacidades do médium. Los dichos atribuidos a Ramatís, contrariamente a lo que se espera y espera que la mediumnidad inspirado, no estaban fuera de los límites del conocimiento y las capacidades psíquicas. (Ver LM, Cap. XV, item 180) (Véase LM, Ch. XV, punto 180)

5 – Outro fator digno de estranheza é o histórico atribuído às pregressas encarnações de Ramatis. 5 - Otro digno de factor de rareza es el histórico atribuido a encarnaciones raquíticos de Ramatís. Afirmava Hercílio Maes que Ramatis teria sido um instrutor em um santuário iniciático na Indochina do século X dC, falecendo ainda cedo. Hercilio Maes declaró que Ramatís habría sido un instructor en un santuario iniciático en Indochina siglo X dC y murió demasiado pronto. Em vida no século IV teria participado dos acontecimentos narrados no poema hindu Ramaiana, o que não parece fazer sentido uma vez que esses contos épicos hindus são puramente alegóricos, não se ocupando nem de fatos, nem de personagens reais. La vida en el siglo IV habría participado en los acontecimientos narrados en el poema hindú Ramayana, que no parecen tener sentido ya que estos cuentos épicos hindúes son puramente alegórico, sin importarle no hay hechos o personajes reales. Além disso, não há qualquer registro histórico ou tradição que sequer mencione a existência do suposto grupo iniciático fundado por um instrutor chamado Rama-tys. Además, no existe un registro histórico o tradición que siquiera menciona la existencia del supuesto grupo de iniciación fundada por un instructor llamado Rama-TYS. Este, portanto, ao que parece, nada mais seria do que o alterego (do latim alter=outro, egus= eu) de Hercílio Maes, que para dar credibilidade e anonimato à autoria de seus escritos, em dado momento, propositalmente ou não, “cria” uma entidade espiritual ao qual delega sua representação. Esto, por lo tanto, al parecer, no sería nada más que alter ego (del latín alterar = otro, EPE = I) de Hercilio Maes, que para dar credibilidad y autoría anónima de sus escritos, en algún momento, a propósito o no, "crea" una entidad espiritual en la que deleguen su representación.

Notemos, agora, as notáveis semelhanças entre o que afirma Ramatis e os conceitos da Teosofia, doutrina abraçada pelo médium Hercilio Maes. Aviso, ahora, las notables similitudes entre lo que afirma Ramatís y conceptos de la Teosofía, abrazó la doctrina medio Hercilio Maes.

1 – A tese da elevação do eixo da Terra 1 - La tesis de la subida de eje de la Tierra

Um dos carros-chefes dos livros de Hercílio Maes/Ramatis, que praticamente nem é abordado em livros de outros médiuns daquele espírito, é a tese de que a Terra sofreria uma elevação de seu eixo, causando uma série de calamidades e transformações nas condições de vida na Terra. Uno de los buques insignia de libros Hercilio Maes / Ramatís, que prácticamente no se aborda en libros de otros medios que el espíritu, es la tesis de que la Tierra sufriría una elevación de su eje, provocando una serie de calamidades y los cambios en las condiciones la vida en la Tierra. Tal teoria não é nova. Esta teoría no es nueva. A obra intitulada “A Doutrina Secreta” (1888), de Helena Blavatsky, co-fundadora da Sociedade Teosófica, já a defendia e atribuía sua origem a “ensinamentos antigos”. El trabajo titulado "La Doctrina Secreta" (1888), Helena Blavatsky, cofundadora de la Sociedad Teosófica, como defendido y atribuye su origen a "viejas enseñanzas". Tal qual Ramatis reproduziria em seus livros, Blavatsky relata que acontecimentos igualmente assombrosos no passado teriam dado fim às mitológicas Atlântida e Lemúria, berços de sociedades hiper evoluídas. Al igual que Ramatís reproducen en sus libros, Blavatsky informa que los eventos igualmente sorprendentes en el pasado han dado orden a la Atlántida y Lemuria mitológica, hiper desarrollados sociedades cunas.

2 – Jesus e Cristo como entidades distintas 2 - como entidades distintas Jesús y Cristo

A afirmação de Ramatis, inteiramente contrária ao que ensina a Doutrina Espírita, de que Jesus fora um médium de Cristo, não é nova. La declaración Ramatís totalmente contrario a lo que la doctrina enseña que Jesús era un medio de Cristo, no es nueva. Novamente verificamos que é no Teosofismo que originalmente encontramos a defesa dessa tese. Una vez más vemos que está en Teosofismo que originalmente descubrió la defensa de esta tesis. O Teosofismo afirma que Jesus e Cristo são pessoas distintas e que Cristo usou o corpo de Jesus quando este abandonou o seu corpo. El Teosofismo afirma que Jesús y Cristo son independientes y que Cristo usó el cuerpo de Jesús cuando salió de su cuerpo. Infelizmente, como boa parte dos “espíritas” não conhece a Codificação, a “revelação” de Ramatis pareceu, nos idos dos anos 50, inteiramente crível e doutrinariamente correta. Por desgracia, ya que muchos de los "espiritistas" no saben la codificación, la "revelación" de Ramatís miró en 50s pasados ​​', totalmente creíbles y doctrinalmente correctos.

3 – Vocábulos utilizados na Teosofia 3 - palabra que se usa en la Teosofía

Todos os termos consagrados pela Teosofia estão presentes nas obras de Ramatis, em detrimento dos termos espíritas, comprovando aí a intrínseca relação do médium com a Teosofia, e não com o Espiritismo. Todos los términos establecidos por la Teosofía están presentes en las obras de Ramatís a expensas de los términos espiritistas, no demostrando la relación del medio intrínseca con la Teosofía, y no con el espiritismo. Alguns desses termos são: “chakra”, “karma”, “corpo astral”, “plano astral”, “miasmas astralinos”, etc. Algunos de estos términos son, "chakra", "karma", "cuerpo astral", "astral", "astralinos miasma", etc. O mesmo ocorre com relação a algumas concepções relativas à Criação, como o “Manvantara” (período de tempo do ciclo de existência dos planetas em que ocorre atividade que dura, segundo o cômputo dos Brâmanes, 4.320.000.000 de anos), e o “Ciclo de Brahma”, mencionados e descritos no livro “Mensagens do Astral” e em outras obras atribuídas a Ramatis escritas por Hercílio Maes. Lo mismo es cierto con respecto a algunos conceptos relacionados con la creación, como "Manvantara" (período del ciclo de la existencia de planetas que ocurren actividad que dura, de acuerdo con el cómputo de los brahmanes, 4.320.000.000 de años), y " ciclo de Brahma ", mencionada y descrita en el libro" Mensajes del Astral "y otras obras atribuidas a Ramatís escrito por Hercilio Maes. Uma repetição sistemática daquilo que se estuda na Teosofia. Una repetición sistemática de lo que se estudia en la Teosofía.

4 – Bibliografia indicada 4 - indica Bibliografía

É comum verificarmos nos rodapés dos livros de Hercílio Maes/Ramatis menções e estímulo à leitura de livros teosóficos, como os de CW Leadbeater e Annie Besant. Es verificarmos comunes en las notas al pie de libros Hercilio Maes / Ramatís menciona y que estimulan la lectura de libros teosóficos, como CW Leadbeater y Annie Besant. Vemos daí, mais uma vez confirmada, a ligação entre o médium e as ideias teosóficas, reproduzidas em suas obras e atribuídas a um espírito de nome Ramatis. Vemos entonces, una vez confirmado el vínculo entre el medio y las ideas teosóficas, reproducido en sus obras y asignado a un espíritu de nombre Ramatís.

5 – Superioridade Oriental 5 - Superioridad del Este

Também está presente nas obras de Hercílio/Ramatis uma constante alusão à uma pretensa superioridade das doutrinas orientais e de seus adeptos e representantes, tal qual nas obras teosóficas. También está presente en las obras de Hercílio / Ramatís una referencia constante a una supuesta superioridad de las doctrinas orientales y sus partidarios y representantes, como funciona el Teosófica. Ramatis, da mesma maneira, chega a afirmar que o Espiritismo desaparecerá caso não sorva os inesgotáveis ensinamentos dos movimentos orientalistas. Ramatís de la misma manera, aunque afirma que el espiritismo desaparecerá si no saborea las enseñanzas inagotables del movimiento orientalista.

6 – A Vida no Planeta Marte 6 - La vida en el planeta Marte

Mais um carro-chefe das obras de Ramatis em que verificamos enorme semelhança com obras teosóficas. Otro buque insignia de las obras de Ramatís donde vemos enorme parecido con las obras teosóficas. Mais uma vez, a suposta dupla Hercílio-Ramatis expõe uma posição teosófica e a apresenta como uma verdade espírita e/ou científica. Una vez más, la supuesta doble Hercílio-Ramatís expone una posición teosófica y lo presenta como un espíritu y / o de la verdad científica. Hercílio-Ramatis novamente retira das obras do teósofo Leadbeater o conteúdo para seus escritos psicodatilografados, e, o que é pior, apresentando-as como suas e confundindo o meio espírita, principalmente os que não aprofundaram conhecimentos na Codificação. Hercílio-Ramatís elimina de nuevo las obras de teósofo contenido Leadbeater para sus psicodatilografados escritos, y, lo que es peor, presentándolas como propias y confundiendo el campo espiritual, especialmente aquellos que no se profundizó el conocimiento en la codificación. A descrição de Marte feita por Hercílio/Ramatis é idêntica àquela dada anos antes por Leadbeater no livro “Vida em Marte segundo a Teosofia”. La descripción de Marte hechas por Hercílio / Ramatís es idéntica a la que años anteriores dadas por Leadbeater en su libro "La vida en Marte según la Teosofía." Confiramos: Vamos a ver:

1 – Marte não seria um planeta inóspito; 1 - Marte no sería un planeta inhóspito; tão pouco seria desabitado. así que poco se deshabitadas. Menor que a Terra, Marte seria mais avançado em termos “astrofísicos” (vemos que até a terminologia utilizada é a mesma); Más pequeño que la Tierra, Marte sería más avanzado en términos "astrofísica" (vemos que incluso la terminología utilizada es la misma);

2 – Seu solo seria fértil e teria exuberante vegetação. 2 - La tierra era fértil y sería una exuberante vegetación. A população atual, pouco numerosa, ocuparia as regiões equatoriais, onde a temperatura seria mais elevada e ainda existem reservas de água. La población actual, pequeña en número, ocupan las regiones ecuatoriales, donde la temperatura sería mayor y todavía hay reservas de agua. O grande sistema de canais que pode ser observado pelos astrônomos da Terra seriam muito antigos, estaria desativado e teria sido construído, por gerações passadas, a fim de aproveitar o degelo anual das camadas de gelo que ocorria na antiguidade marciana. El gran sistema de canales que puede ser observado por los astrónomos de la Tierra sería muy viejo, que era discapacitado y habría sido construido por generaciones pasadas con el fin de aprovechar la fusión anual de las capas de hielo que se produjeron en la antigüedad marciana. Os canais ativos, segundo Leadbeater e Hercílio-Ramatis, atualmente, não são visíveis para os telescópios terrenos. Canales activos, de acuerdo con Leadbeater y Hercílio-Ramatís actualmente no son visibles para los telescopios terrestres. Eventualmente, um cinturão verde poderia ser visto ao longo da área habitada, na estação em que a água flui pelos dutos. Finalmente, un cinturón verde podría ser visto a lo largo de la zona habitada, la estación en la que el agua fluye a través de los conductos. A vida em Marte dependeria dessa estação tal como o Egito dependeu, no passado e ainda hoje, das enchentes do Nilo. La vida en Marte depende de esa estación como Egipto dependía en el pasado y aún hoy en día, las inundaciones del Nilo. Esta parte do planeta possuiria florestas e campos cultivados que somente podem ser debilmente visualizados pelos terráqueos quando a posição de Marte se torna relativamente mais próxima da Terra. Esta parte del planeta poseen bosques y campos que sólo pueden ser vistos por los terrícolas débilmente cuando la posición de Marte se vuelve relativamente cerca de la Tierra cultivada. Leadbeater afirma, ainda, que em Marte o Sol parece ter a metade do tamanho que tem quando visto da Terra. Leadbeater, además, que en Marte el Sol parece ser la mitad del tamaño que es cuando se ve desde la Tierra. Apesar disso, na porção habitada do planeta o clima seria agradável com temperaturas diurnas em torno de 70 graus Fahrenheit (33º Centígrados) e noites frias. Sin embargo, la parte habitada del planeta que el clima sea agradable, con temperaturas diurnas de alrededor de 70 grados Fahrenheit (33 centígrados) y las noches frías. Nos céus de Marte, quase nunca há nuvens. En el cielo de Marte, casi nunca hay nubes. Também seriam raríssimas as chuvas ou precipitação de neve. También sería lluvias muy raras o nevadas. As variações climáticas praticamente não existiriam. Apenas existen variaciones climáticas. Tudo isso é repetido quase que ipsis literis na obra de Hercílio Maes; Todo esto se repite casi textualmente en el trabajo de Hercilio Maes;

3 – Hercílio-Ramatis simplesmente repetem as “informações” de Leadbeater na obra “A Vida no Planeta Marte e os Discos Voadores”, e afirmam que a aparência dos marcianos não seria muito diferente da nossa a não ser pela estatura. 3 - Hercílio-Ramatís simplemente repita la "información" Leadbeater en el libro "La vida en el Planeta Marte y los platillos volantes", y afirman que la aparición de los marcianos no sería muy diferente de la nuestra a excepción de la altura. Os mais altos chegariam a 1,65m de altura e teriam a caixa torácica muito desenvolvida. La más alta alcanzaría 1.65m de altura y tienen una caja torácica bien desarrollado. Toda a população marciana seria constituída de uma só raça sem grandes diferenças aparentes exceto, como entre nós, o fato de alguns serem louros e outros morenos. Toda la población marciana se compone de una carrera sin grandes diferencias aparentes, pero, al igual que nosotros, el hecho de que algunos son rubia y la otra morena. Alguns possuem a pele amarelada e os cabelos negros; Algunos tienen la piel amarillenta y pelo negro; a maioria, porém, tem cabelos louros e olhos de tonalidade azul ou violeta. la mayoría, sin embargo, tiene el pelo rubio y ojos azules o violetas tonalidad. Suas roupas seriam coloridas e brilhantes e ambos os sexos trajam vestimentas semelhantes, túnicas longas feitas de material leve. Sus ropas serían prendas coloridas y brillantes y de ambos sexos trajes similares, túnicas largas hechas de material ligero. Geralmente, andam descalços mas, ocasionalmente, usam sandálias metálicas fixadas por tiras na altura dos tornozelos. Por lo general, van descalzos, pero en ocasiones usan sandalias metálicas unidas por correas en los tobillos.

Tal qual lemos na obra de Leadbeater, Hercílio-Ramatis afirma que os marcianos apreciam as flores que existiriam em grande variedade no planeta; Así como leemos en la obra de Leadbeater, Hercílio-Ramatís establece que los marcianos apreciar las flores que existen en gran variedad en el planeta; as cidades seriam planejadas nos moldes de um jardim. las ciudades serían diseñados a lo largo de las líneas de un jardín. Suas casas, estruturadas em módulos padronizados, seriam cercadas de canteiros floridos e possuiriam paredes transparentes e coloridas, feitas de material semelhante ao vidro que permitiriam a visão das flores no exterior embora, do lado de fora não se possa ver o que acontece dentro das residências. Sus casas, estructurados en módulos estandarizados, estarían rodeadas de parterres y poseen paredes transparentes y de colores, hecho de un material similar al vidrio que permita la visión de flores fuera, sin embargo, el exterior no puede ver lo que ocurre dentro de las casas . As portas seriam feitas de metal. Las puertas estarían hechas de metal. Uma única língua seria falada em todo o planeta. Un solo idioma se habla en todo el mundo.

Assim como Hercílio-Ramatis afirmam na obra “A Vida no Planeta Marte…”, Leadbeater disse ter obtido suas informações com visitas ao local, feitas “espiritualmente”. Como reclamo Hercílio-Ramatís en el libro "La vida en el Planeta Marte ..." Leadbeater dijo que había obtenido su información de visitas a las instalaciones, hecho "espiritualmente". Em nosso ponto-de-vista, uma afirmação feita com o fito de passar credibilidade. Desde nuestro punto de vista, una reclamación hecha con el objetivo de transmitir credibilidad.

Conclusão Conclusión

O prezado leitor tirará suas conclusões, sendo que apresentamos esse tese tendo em vista as enormes e evidentes semelhanças entre as ideias teosóficas, particularmente as contidas nas obras de Leadbeater, e os conceitos e informações contidas nas obras cuja autoria é atribuída ao espírito Ramatis. El estimado lector sacará sus conclusiones y presentar este argumento a la vista de las enormes y evidentes similitudes entre las ideas teosóficas, especialmente las contenidas en las obras de Leadbeater, y los conceptos y la información contenida en las obras cuya autoría se atribuye al espíritu Ramatís. Cabe notar, também, que boa parte de tais ideias não são repetidas em livros psicografados por outros médiuns de Ramatis, que inclusive já fizeram análises atribuindo tais discrepâncias a uma suposta interferência anímica de Hercílio Maes. Cabe señalar, también, que la mayoría de estas ideas no se repiten en los libros psicográficos por otros medios Ramatís, que también lo han hecho los análisis atribuyendo tales discrepancias a una supuesta interferencia psíquica Hercilio Maes.

Portanto, ao que parece, não é possível saber, ao certo, a quem pertence a autoria dos livros de Hercílio Maes: se ao médium, que teria passado para o papel, coincientemente ou não, opiniões suas advindas da leitura de obras teosóficas, ou se ao Espírito, que, de qualquer forma, teria feito o mesmo, atribuindo a si toda a autoria. Así que, al parecer, no se puede saber a ciencia cierta que es dueño de la autoría de libros Hercilio Maes: Si el medio, que duraría para el papel, coincientemente o no, sus opiniones que surge de la lectura de obras teosóficas, o al Espíritu, que, de todos modos, habría hecho lo mismo, asignándole toda la autoría. Poderíamos, inclusive, chegar ao ponto de duvidar que realmente exista um espírito chamado Ramatis, já que não há qualquer traço indicativo ou registro histórico que aponte que o mesmo tenha alguma vez passado pela Terra. Podríamos incluso ir tan lejos como realmente dudo que hay un espíritu llamado Ramatís, ya que no hay indicación o rastreamos registro histórico que señala que ha pasado alguna vez a través de la tierra.

Creio estar na hora de não perdermos mais tempo com suposições e teorias que em nada acrescentam ao Espiritismo. Creo que ser el momento para no perder más tiempo con las hipótesis y teorías que no aportan al espiritismo. Pelo contrário, tais teorias meramente individuais e personalistas, advindas de certos espíritos e médiuns, que contrariam a Codificação Espírita e que não respeitam o princípio da concordância, só promovem a confusão e lançam o Espiritismo ao ridículo, tornando-o alvo fácil das investidas de seus inimigos ocultos e declarados. Por el contrario, tales teorías meramente individuales y personalistas que surgen de ciertos espíritus y medios, que van en contra de la Codificación Espírita y que no respetan el principio de acuerdo, sólo promueven la confusión y echado espiritismo al ridículo, lo que lo convierte en un blanco fácil de la entidad participada de sus ocultos y abiertos enemigos.

Não fosse pelo esforço de alguns verdadeiros apóstolos do Espiritismo no passado a alertar para os perigos de se aceitar tudo que venha do mundo espiritual, com certeza teríamos um Movimento Espírita ainda mais afastado das suas bases e envolto em um emaranhado de distorções e desvios. No para los esfuerzos de algunos verdaderos apóstoles del espiritismo en el pasado para advertir de los peligros de aceptar todo lo que viene del mundo espiritual, seguramente tendríamos un Movimiento Espíritu más lejos de sus bases y envuelto en una maraña de distorsiones y desviaciones.

Trabalhemos, pois, para que o Espiritismo passe a ser mais bem compreendido, começando de nós mesmos com a tarefa que temos de sermos divulgadores fiéis e responsáveis. Trabajemos, pues, al espiritismo pasar a entenderse mejor, empezando por nosotros mismos para la tarea que tenemos que ser fieles editores y responsables.

Espíritos Superiores da Codificação x Ramatis http://espiritoverdade.com.br/?page_id=144
 
 
 

1 comentario:

  1. A partir da metade da Década de 1940, a Guerra Fria traz o medo da guerra nuclear, criando no imaginário popular a apreensão com o que pudesse vir do céu. Dentro desse imaginário, o medo do "inimigo soviético" era o medo do desconhecido e se tornou o medo também dos extraterrestres[1]. Nessa época, dezenas de livros e filmes foram editados sobre o tema, impingindo o interesse na vida extraterrestre definitivamente na mente das pessoas. Influenciados por essa conjuntura, várias religiões iniciaram um movimento de sincretismo com a crença da vida em outros planetas, notadamente espíritas, teosofistas e rosacruzes. Os primeiros traços dessa "espiritualidade extraterrestre" surgem com uma série de livros, como A caminho da Luz (1939) e Nosso Lar (1944) de Chico Xavier e Os exilados da capela (1959) de Edgard Armond.

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