Kardec versus Ramatís 2
Por
Arturo Felipe Azevedo
ARTIGO INVESTIGATIVO: RAMATIS PODE NEM
EXISTIR ARTÍCULO DE INVESTIGACIÓN: Ramatís no puede existir
Não é de hoje que muitos que
acompanharam e ainda acompanham os ditados atribuídos a um espírito conhecido
como “Ramatis” cogitam da hipótese do mesmo sequer ter existido. No
es nuevo que muchos que han seguido y todavía seguir los dictados asignados a
un espíritu conocido como "Ramatís" incluso la hipótesis de cogitate
siquiera han existido. Tal possibilidade, inicialmente, não nos
pareceu digna de análise, mas como temos a obrigação de investigar em constante
busca pela verdade, fomos atrás dos possíveis sinais que indicassem ser esta
uma hipótese provável. Esta posibilidad
inicialmente no parecía digno de análisis, pero ya que tenemos la obligación de
investigar en la búsqueda constante de la verdad, estábamos detrás de los
posibles signos para indicar que este es un escenario probable.
Surpreendentemente, na medida em que
fomos avançando em nossa pesquisa, verificamos que há muitas evidências que
indicam ser Ramatis e seus ditados, especialmente aqueles constantes das obras
do “médium” Hercílio Maes, um reflexo, uma cópia das ideias abraçadas pelo
citado médium. Sorprendentemente, ya que estábamos
avanzando en nuestra investigación, nos encontramos con que hay mucha evidencia
para indicar siendo Ramatís y sus dichos, en especial las contenidas en las
obras de la "media" Hercilio Maes, una reflexión, una copia de las
ideas abrazados por ese medio.
Vejamos alguns pontos importantes a
serem analisados: He aquí algunos puntos importantes a
analizar:
1 – Hercílio Maes, o primeiro indivíduo
a afirmar receber mensagens desse “espírito oriental”(?), veio a se dizer
“espírita” somente após a publicação dos livros atribuídos a Ramatis, em cujas
fichas catalográficas constam como sendo “espíritas”. 1 -
Hercilio Maes, la primera persona en recibir mensajes que indican que "el
espíritu del Este" vino a significar "espiritualista" sólo
después de la publicación de los libros atribuidos a Ramatís, cuyas cartas que
figuran como "espiritualista" catálogo (?). Antes
disso, o mesmo afirmava que era adepto da Teosofia, doutrina que, mais adiante,
verificaremos que possuirá todos os seus principais postulados defendidos nas obras
atribuídas ao espírito Ramatis. Antes de eso, se
dijo que creía en la Teosofía, una doctrina que más tarde, nos encontramos con
que tendrá todas sus principales postulados defendidos las obras atribuidas a
espíritu Ramatís.
2 – Hercílio Maes adotou, enquanto
esteve encarnado, uma postura perante as religiões e doutrinas idêntica àquela
propugnada por Ramatis: além de Teosofista, como dissemos, também era
Rosacruciano, depois tornando-se “espírita”, promovendo uma miscelânea idêntica
a que Ramatis incentiva em seus livros a título de “universalismo”. 2 -
Hercilio Maes adoptó, como se ha encarnado una actitud hacia las religiones y
doctrinas idéntica a la defendida por Ramatís: además teósofo, como hemos
dicho, también era Rosacruz después de convertirse en
"espiritualista", promoviendo una mezcolanza idéntico al Ramatís
alienta en sus libros el título de "universalismo".
3 – Hercílio Maes era um vegetariano
radical, daqueles que considerava grave delito espiritual o consumo de carne. 3 -
Hercilio Maes era vegetariano radical, los que considera grave el consumo de
carne espiritual ofensa. Tal noção foi igualmente repetida à
exaustão em seus livros “psicodatilografados”, o que não verificamos nas obras
de outros médiuns que afirmam ser intermediários de Ramatis. Esta idea también se repitió hasta el cansancio en sus
libros "psicodatilografados", que no se verifica en las obras de
otros medios que dice ser intermediarios Ramatís. Leadbeater, um dos autores teosóficos mais mencionados
por ele nos rodapés de seus livros, era igualmente radical defensor do
vegetarianismo. Leadbeater, uno de los autores
teosóficos más mencionados por él en las notas al pie de sus libros, era
defensora igualmente radical del vegetarianismo.
4 – Tal qual informamos acima, Hercílio
Maes dizia receber as mensagens de Ramatis através da inspiração, sendo que não
se utilizava de lápis e papel, e sim de uma máquina datilográfica, para
transcrever tais mensagens advindas, segundo ele, de sua mediunidade
inspirativa. 4 - Así como se informó anteriormente,
Hercilio Maes dijo recibir mensajes Ramatís través de la inspiración, y no se
utilizó el lápiz y el papel, pero una máquina de escribir para transcribir ese
tipo de mensajes que surgen, dijo, su mediumnidad inspirador.
No entanto, segundo “O Livro dos
Médiuns” (cap. XV, item 182), “médium inspirado é toda pessoa que recebe, seja
no estado normal, seja no estado de êxtase, pelo pensamento, comunicações
estranhas a suas ideias pré-concebidas”. Sin embargo, de acuerdo con "El
Libro de los Médiums" (cap. XV, artículo 182), "medio inspirado es
cada persona que recibe, ya sea en el estado normal, está en un estado de
éxtasis, por el pensamiento, las comunicaciones extrañas a sus ideas
preconcebidas ". Ora, assim sendo, falta em Hercílio Maes
justamente esta característica fundamental da mediunidade inspirada, modalidade
de mediunidade intuitiva, que é a desconexão entre as ideias do médium e as do
espírito comunicante. Ahora, por lo tanto,
carente de Hercilio Maes precisamente esta característica fundamental de la
mediumnidad inspirado, el modo de la mediumnidad intuitiva, que es la falta de
conexión entre las ideas del medio y de la comunicación de espíritu. Não é possível distinguir, como verificaremos mais
adiante, o pensamento de um e de outro, porque o segundo repete ipsis literis
as opiniões e ideologias do primeiro, o médium.
No se puede distinguir, como se comprobará más adelante, el pensamiento de uno
y otro, ya que la segunda repite textualmente las opiniones e ideologías de la
primera, el medio. Os ditados atribuídos a
Ramatis, ao contrário do que se prevê e espera na mediunidade inspirada, não
estavam fora dos limites dos conhecimentos e capacidades do médium. Los dichos atribuidos a Ramatís, contrariamente a lo que se
espera y espera que la mediumnidad inspirado, no estaban fuera de los límites
del conocimiento y las capacidades psíquicas. (Ver LM, Cap. XV, item 180) (Véase LM, Ch. XV, punto 180)
5 – Outro fator digno de estranheza é o
histórico atribuído às pregressas encarnações de Ramatis. 5 -
Otro digno de factor de rareza es el histórico atribuido a encarnaciones
raquíticos de Ramatís. Afirmava Hercílio Maes que Ramatis teria
sido um instrutor em um santuário iniciático na Indochina do século X dC,
falecendo ainda cedo. Hercilio Maes declaró que
Ramatís habría sido un instructor en un santuario iniciático en Indochina siglo
X dC y murió demasiado pronto. Em vida no
século IV teria participado dos acontecimentos narrados no poema hindu
Ramaiana, o que não parece fazer sentido uma vez que esses contos épicos hindus
são puramente alegóricos, não se ocupando nem de fatos, nem de personagens
reais. La vida en el siglo IV habría participado
en los acontecimientos narrados en el poema hindú Ramayana, que no parecen
tener sentido ya que estos cuentos épicos hindúes son puramente alegórico, sin
importarle no hay hechos o personajes reales. Além disso, não há qualquer registro histórico ou
tradição que sequer mencione a existência do suposto grupo iniciático fundado
por um instrutor chamado Rama-tys. Además, no
existe un registro histórico o tradición que siquiera menciona la existencia
del supuesto grupo de iniciación fundada por un instructor llamado Rama-TYS.
Este, portanto, ao que parece, nada mais seria do
que o alterego (do latim alter=outro, egus= eu) de Hercílio Maes, que para dar
credibilidade e anonimato à autoria de seus escritos, em dado momento,
propositalmente ou não, “cria” uma entidade espiritual ao qual delega sua
representação. Esto, por lo tanto, al parecer,
no sería nada más que alter ego (del latín alterar = otro, EPE = I) de Hercilio
Maes, que para dar credibilidad y autoría anónima de sus escritos, en algún
momento, a propósito o no, "crea" una entidad espiritual en la que deleguen
su representación.
Notemos, agora, as notáveis semelhanças
entre o que afirma Ramatis e os conceitos da Teosofia, doutrina abraçada pelo
médium Hercilio Maes. Aviso, ahora, las notables similitudes
entre lo que afirma Ramatís y conceptos de la Teosofía, abrazó la doctrina
medio Hercilio Maes.
1 – A tese da elevação do eixo da Terra 1 -
La tesis de la subida de eje de la Tierra
Um dos carros-chefes dos livros de
Hercílio Maes/Ramatis, que praticamente nem é abordado em livros de outros
médiuns daquele espírito, é a tese de que a Terra sofreria uma elevação de seu
eixo, causando uma série de calamidades e transformações nas condições de vida
na Terra. Uno de los buques insignia de libros
Hercilio Maes / Ramatís, que prácticamente no se aborda en libros de otros
medios que el espíritu, es la tesis de que la Tierra sufriría una elevación de
su eje, provocando una serie de calamidades y los cambios en las condiciones la
vida en la Tierra. Tal teoria não é nova. Esta teoría no es nueva. A obra intitulada “A Doutrina Secreta” (1888), de Helena
Blavatsky, co-fundadora da Sociedade Teosófica, já a defendia e atribuía sua
origem a “ensinamentos antigos”. El trabajo
titulado "La Doctrina Secreta" (1888), Helena Blavatsky, cofundadora
de la Sociedad Teosófica, como defendido y atribuye su origen a "viejas
enseñanzas". Tal qual Ramatis
reproduziria em seus livros, Blavatsky relata que acontecimentos igualmente
assombrosos no passado teriam dado fim às mitológicas Atlântida e Lemúria,
berços de sociedades hiper evoluídas. Al igual
que Ramatís reproducen en sus libros, Blavatsky informa que los eventos
igualmente sorprendentes en el pasado han dado orden a la Atlántida y Lemuria
mitológica, hiper desarrollados sociedades cunas.
2 – Jesus e Cristo como entidades distintas 2 -
como entidades distintas Jesús y Cristo
A afirmação de Ramatis, inteiramente
contrária ao que ensina a Doutrina Espírita, de que Jesus fora um médium de
Cristo, não é nova. La declaración Ramatís totalmente
contrario a lo que la doctrina enseña que Jesús era un medio de Cristo, no es
nueva. Novamente verificamos que é no Teosofismo que
originalmente encontramos a defesa dessa tese.
Una vez más vemos que está en Teosofismo que originalmente descubrió la defensa
de esta tesis. O Teosofismo afirma que
Jesus e Cristo são pessoas distintas e que Cristo usou o corpo de Jesus quando
este abandonou o seu corpo. El Teosofismo afirma
que Jesús y Cristo son independientes y que Cristo usó el cuerpo de Jesús
cuando salió de su cuerpo. Infelizmente,
como boa parte dos “espíritas” não conhece a Codificação, a “revelação” de
Ramatis pareceu, nos idos dos anos 50, inteiramente crível e doutrinariamente
correta. Por desgracia, ya que muchos de los
"espiritistas" no saben la codificación, la "revelación" de
Ramatís miró en 50s pasados ',
totalmente creíbles y doctrinalmente correctos.
3 – Vocábulos utilizados na Teosofia 3 -
palabra que se usa en la Teosofía
Todos os termos consagrados pela
Teosofia estão presentes nas obras de Ramatis, em detrimento dos termos
espíritas, comprovando aí a intrínseca relação do médium com a Teosofia, e não
com o Espiritismo. Todos los términos establecidos por la
Teosofía están presentes en las obras de Ramatís a expensas de los términos
espiritistas, no demostrando la relación del medio intrínseca con la Teosofía,
y no con el espiritismo. Alguns desses termos são: “chakra”,
“karma”, “corpo astral”, “plano astral”, “miasmas astralinos”, etc. Algunos de estos términos son, "chakra",
"karma", "cuerpo astral", "astral",
"astralinos miasma", etc. O mesmo
ocorre com relação a algumas concepções relativas à Criação, como o
“Manvantara” (período de tempo do ciclo de existência dos planetas em que
ocorre atividade que dura, segundo o cômputo dos Brâmanes, 4.320.000.000 de
anos), e o “Ciclo de Brahma”, mencionados e descritos no livro “Mensagens do
Astral” e em outras obras atribuídas a Ramatis escritas por Hercílio Maes. Lo mismo es cierto con respecto a algunos conceptos
relacionados con la creación, como "Manvantara" (período del ciclo de
la existencia de planetas que ocurren actividad que dura, de acuerdo con el
cómputo de los brahmanes, 4.320.000.000 de años), y " ciclo de Brahma
", mencionada y descrita en el libro" Mensajes del Astral "y
otras obras atribuidas a Ramatís escrito por Hercilio Maes. Uma repetição sistemática daquilo que se estuda na
Teosofia. Una repetición sistemática de lo que
se estudia en la Teosofía.
4 – Bibliografia indicada 4 -
indica Bibliografía
É comum verificarmos nos rodapés dos
livros de Hercílio Maes/Ramatis menções e estímulo à leitura de livros
teosóficos, como os de CW Leadbeater e Annie Besant. Es
verificarmos comunes en las notas al pie de libros Hercilio Maes / Ramatís
menciona y que estimulan la lectura de libros teosóficos, como CW Leadbeater y
Annie Besant.
Vemos daí, mais uma vez confirmada, a ligação
entre o médium e as ideias teosóficas, reproduzidas em suas obras e atribuídas
a um espírito de nome Ramatis. Vemos entonces,
una vez confirmado el vínculo entre el medio y las ideas teosóficas, reproducido
en sus obras y asignado a un espíritu de nombre Ramatís.
5 – Superioridade Oriental 5 -
Superioridad del Este
Também está presente nas obras de
Hercílio/Ramatis uma constante alusão à uma pretensa superioridade das
doutrinas orientais e de seus adeptos e representantes, tal qual nas obras
teosóficas. También está presente en las obras de
Hercílio / Ramatís una referencia constante a una supuesta superioridad de las
doctrinas orientales y sus partidarios y representantes, como funciona el
Teosófica.
Ramatis, da mesma maneira, chega a afirmar que o
Espiritismo desaparecerá caso não sorva os inesgotáveis ensinamentos dos
movimentos orientalistas. Ramatís de la misma
manera, aunque afirma que el espiritismo desaparecerá si no saborea las
enseñanzas inagotables del movimiento orientalista.
6 – A Vida no Planeta Marte 6 -
La vida en el planeta Marte
Mais um carro-chefe das obras de Ramatis
em que verificamos enorme semelhança com obras teosóficas. Otro
buque insignia de las obras de Ramatís donde vemos enorme parecido con las
obras teosóficas. Mais uma vez, a suposta dupla
Hercílio-Ramatis expõe uma posição teosófica e a apresenta como uma verdade
espírita e/ou científica. Una vez más, la
supuesta doble Hercílio-Ramatís expone una posición teosófica y lo presenta
como un espíritu y / o de la verdad científica. Hercílio-Ramatis novamente retira das obras do teósofo
Leadbeater o conteúdo para seus escritos psicodatilografados, e, o que é pior,
apresentando-as como suas e confundindo o meio espírita, principalmente os que
não aprofundaram conhecimentos na Codificação.
Hercílio-Ramatís elimina de nuevo las obras de teósofo contenido Leadbeater
para sus psicodatilografados escritos, y, lo que es peor, presentándolas como
propias y confundiendo el campo espiritual, especialmente aquellos que no se
profundizó el conocimiento en la codificación. A descrição de Marte feita por Hercílio/Ramatis é
idêntica àquela dada anos antes por Leadbeater no livro “Vida em Marte segundo
a Teosofia”. La descripción de Marte hechas por
Hercílio / Ramatís es idéntica a la que años anteriores dadas por Leadbeater en
su libro "La vida en Marte según la Teosofía." Confiramos: Vamos a ver:
1 – Marte não seria um planeta inóspito; 1 -
Marte no sería un planeta inhóspito; tão pouco
seria desabitado. así que poco se deshabitadas.
Menor que a Terra, Marte seria mais avançado em
termos “astrofísicos” (vemos que até a terminologia utilizada é a mesma); Más pequeño que la Tierra, Marte sería más avanzado en
términos "astrofísica" (vemos que incluso la terminología utilizada
es la misma);
2 – Seu solo seria fértil e teria
exuberante vegetação. 2 - La tierra era fértil y sería una
exuberante vegetación. A população atual, pouco numerosa,
ocuparia as regiões equatoriais, onde a temperatura seria mais elevada e ainda
existem reservas de água. La población actual,
pequeña en número, ocupan las regiones ecuatoriales, donde la temperatura sería
mayor y todavía hay reservas de agua. O
grande sistema de canais que pode ser observado pelos astrônomos da Terra
seriam muito antigos, estaria desativado e teria sido construído, por gerações
passadas, a fim de aproveitar o degelo anual das camadas de gelo que ocorria na
antiguidade marciana. El gran sistema de canales
que puede ser observado por los astrónomos de la Tierra sería muy viejo, que
era discapacitado y habría sido construido por generaciones pasadas con el fin
de aprovechar la fusión anual de las capas de hielo que se produjeron en la
antigüedad marciana. Os canais ativos,
segundo Leadbeater e Hercílio-Ramatis, atualmente, não são visíveis para os
telescópios terrenos. Canales activos, de
acuerdo con Leadbeater y Hercílio-Ramatís actualmente no son visibles para los
telescopios terrestres. Eventualmente, um
cinturão verde poderia ser visto ao longo da área habitada, na estação em que a
água flui pelos dutos. Finalmente, un cinturón
verde podría ser visto a lo largo de la zona habitada, la estación en la que el
agua fluye a través de los conductos. A
vida em Marte dependeria dessa estação tal como o Egito dependeu, no passado e
ainda hoje, das enchentes do Nilo. La vida en
Marte depende de esa estación como Egipto dependía en el pasado y aún hoy en
día, las inundaciones del Nilo. Esta parte
do planeta possuiria florestas e campos cultivados que somente podem ser
debilmente visualizados pelos terráqueos quando a posição de Marte se torna
relativamente mais próxima da Terra. Esta parte
del planeta poseen bosques y campos que sólo pueden ser vistos por los
terrícolas débilmente cuando la posición de Marte se vuelve relativamente cerca
de la Tierra cultivada. Leadbeater afirma,
ainda, que em Marte o Sol parece ter a metade do tamanho que tem quando visto
da Terra. Leadbeater, además, que en Marte el
Sol parece ser la mitad del tamaño que es cuando se ve desde la Tierra. Apesar disso, na porção habitada do planeta o clima
seria agradável com temperaturas diurnas em torno de 70 graus Fahrenheit (33º
Centígrados) e noites frias. Sin embargo, la
parte habitada del planeta que el clima sea agradable, con temperaturas diurnas
de alrededor de 70 grados Fahrenheit (33 centígrados) y las noches frías.
Nos céus de Marte, quase nunca há nuvens. En el cielo de Marte, casi nunca hay nubes. Também seriam raríssimas as chuvas ou precipitação de
neve. También sería lluvias muy raras o nevadas.
As variações climáticas praticamente não
existiriam. Apenas existen variaciones
climáticas. Tudo isso é repetido quase que
ipsis literis na obra de Hercílio Maes; Todo
esto se repite casi textualmente en el trabajo de Hercilio Maes;
3 – Hercílio-Ramatis simplesmente
repetem as “informações” de Leadbeater na obra “A Vida no Planeta Marte e os
Discos Voadores”, e afirmam que a aparência dos marcianos não seria muito
diferente da nossa a não ser pela estatura. 3 -
Hercílio-Ramatís simplemente repita la "información" Leadbeater en el
libro "La vida en el Planeta Marte y los platillos volantes", y
afirman que la aparición de los marcianos no sería muy diferente de la nuestra
a excepción de la altura. Os mais altos chegariam a 1,65m de altura
e teriam a caixa torácica muito desenvolvida. La
más alta alcanzaría 1.65m de altura y tienen una caja torácica bien
desarrollado. Toda a população marciana
seria constituída de uma só raça sem grandes diferenças aparentes exceto, como
entre nós, o fato de alguns serem louros e outros morenos. Toda la población marciana se compone de una carrera sin
grandes diferencias aparentes, pero, al igual que nosotros, el hecho de que
algunos son rubia y la otra morena. Alguns
possuem a pele amarelada e os cabelos negros;
Algunos tienen la piel amarillenta y pelo negro; a maioria, porém, tem cabelos louros e olhos de
tonalidade azul ou violeta. la mayoría, sin
embargo, tiene el pelo rubio y ojos azules o violetas tonalidad. Suas roupas seriam coloridas e brilhantes e ambos os
sexos trajam vestimentas semelhantes, túnicas longas feitas de material leve. Sus ropas serían prendas coloridas y brillantes y de ambos
sexos trajes similares, túnicas largas hechas de material ligero. Geralmente, andam descalços mas, ocasionalmente, usam
sandálias metálicas fixadas por tiras na altura dos tornozelos. Por lo general, van descalzos, pero en ocasiones usan
sandalias metálicas unidas por correas en los tobillos.
Tal qual lemos na obra de Leadbeater,
Hercílio-Ramatis afirma que os marcianos apreciam as flores que existiriam em
grande variedade no planeta; Así como leemos en la obra de
Leadbeater, Hercílio-Ramatís establece que los marcianos apreciar las flores
que existen en gran variedad en el planeta; as cidades
seriam planejadas nos moldes de um jardim. las
ciudades serían diseñados a lo largo de las líneas de un jardín. Suas casas, estruturadas em módulos padronizados, seriam
cercadas de canteiros floridos e possuiriam paredes transparentes e coloridas,
feitas de material semelhante ao vidro que permitiriam a visão das flores no
exterior embora, do lado de fora não se possa ver o que acontece dentro das
residências. Sus casas, estructurados en módulos
estandarizados, estarían rodeadas de parterres y poseen paredes transparentes y
de colores, hecho de un material similar al vidrio que permita la visión de
flores fuera, sin embargo, el exterior no puede ver lo que ocurre dentro de las
casas . As portas seriam feitas de metal. Las puertas estarían hechas de metal. Uma única língua seria falada em todo o planeta. Un solo idioma se habla en todo el mundo.
Assim como Hercílio-Ramatis afirmam na
obra “A Vida no Planeta Marte…”, Leadbeater disse ter obtido suas informações
com visitas ao local, feitas “espiritualmente”. Como
reclamo Hercílio-Ramatís en el libro "La vida en el Planeta Marte
..." Leadbeater dijo que había obtenido su información de visitas a las
instalaciones, hecho "espiritualmente". Em nosso
ponto-de-vista, uma afirmação feita com o fito de passar credibilidade. Desde nuestro punto de vista, una reclamación hecha con el
objetivo de transmitir credibilidad.
Conclusão
Conclusión
O prezado leitor tirará suas conclusões,
sendo que apresentamos esse tese tendo em vista as enormes e evidentes
semelhanças entre as ideias teosóficas, particularmente as contidas nas obras
de Leadbeater, e os conceitos e informações contidas nas obras cuja autoria é
atribuída ao espírito Ramatis. El estimado lector sacará sus
conclusiones y presentar este argumento a la vista de las enormes y evidentes
similitudes entre las ideas teosóficas, especialmente las contenidas en las
obras de Leadbeater, y los conceptos y la información contenida en las obras
cuya autoría se atribuye al espíritu Ramatís. Cabe
notar, também, que boa parte de tais ideias não são repetidas em livros
psicografados por outros médiuns de Ramatis, que inclusive já fizeram análises
atribuindo tais discrepâncias a uma suposta interferência anímica de Hercílio
Maes. Cabe señalar, también, que la mayoría de
estas ideas no se repiten en los libros psicográficos por otros medios Ramatís,
que también lo han hecho los análisis atribuyendo tales discrepancias a una
supuesta interferencia psíquica Hercilio Maes.
Portanto, ao que parece, não é possível
saber, ao certo, a quem pertence a autoria dos livros de Hercílio Maes: se ao
médium, que teria passado para o papel, coincientemente ou não, opiniões suas
advindas da leitura de obras teosóficas, ou se ao Espírito, que, de qualquer
forma, teria feito o mesmo, atribuindo a si toda a autoria. Así
que, al parecer, no se puede saber a ciencia cierta que es dueño de la autoría
de libros Hercilio Maes: Si el medio, que duraría para el papel,
coincientemente o no, sus opiniones que surge de la lectura de obras teosóficas,
o al Espíritu, que, de todos modos, habría hecho lo mismo, asignándole toda la
autoría. Poderíamos, inclusive, chegar ao ponto de duvidar que
realmente exista um espírito chamado Ramatis, já que não há qualquer traço
indicativo ou registro histórico que aponte que o mesmo tenha alguma vez
passado pela Terra. Podríamos incluso ir tan
lejos como realmente dudo que hay un espíritu llamado Ramatís, ya que no hay
indicación o rastreamos registro histórico que señala que ha pasado alguna vez
a través de la tierra.
Creio estar na hora de não perdermos
mais tempo com suposições e teorias que em nada acrescentam ao Espiritismo. Creo
que ser el momento para no perder más tiempo con las hipótesis y teorías que no
aportan al espiritismo. Pelo contrário, tais teorias meramente
individuais e personalistas, advindas de certos espíritos e médiuns, que
contrariam a Codificação Espírita e que não respeitam o princípio da
concordância, só promovem a confusão e lançam o Espiritismo ao ridículo,
tornando-o alvo fácil das investidas de seus inimigos ocultos e declarados. Por el contrario, tales teorías meramente individuales y
personalistas que surgen de ciertos espíritus y medios, que van en contra de la
Codificación Espírita y que no respetan el principio de acuerdo, sólo promueven
la confusión y echado espiritismo al ridículo, lo que lo convierte en un blanco
fácil de la entidad participada de sus ocultos y abiertos enemigos.
Não fosse pelo esforço de alguns
verdadeiros apóstolos do Espiritismo no passado a alertar para os perigos de se
aceitar tudo que venha do mundo espiritual, com certeza teríamos um Movimento
Espírita ainda mais afastado das suas bases e envolto em um emaranhado de
distorções e desvios. No para los esfuerzos de algunos
verdaderos apóstoles del espiritismo en el pasado para advertir de los peligros
de aceptar todo lo que viene del mundo espiritual, seguramente tendríamos un
Movimiento Espíritu más lejos de sus bases y envuelto en una maraña de
distorsiones y desviaciones.
Trabalhemos, pois, para que o
Espiritismo passe a ser mais bem compreendido, começando de nós mesmos com a
tarefa que temos de sermos divulgadores fiéis e responsáveis.
Trabajemos, pues, al espiritismo pasar a entenderse mejor, empezando por
nosotros mismos para la tarea que tenemos que ser fieles editores y
responsables.
A partir da metade da Década de 1940, a Guerra Fria traz o medo da guerra nuclear, criando no imaginário popular a apreensão com o que pudesse vir do céu. Dentro desse imaginário, o medo do "inimigo soviético" era o medo do desconhecido e se tornou o medo também dos extraterrestres[1]. Nessa época, dezenas de livros e filmes foram editados sobre o tema, impingindo o interesse na vida extraterrestre definitivamente na mente das pessoas. Influenciados por essa conjuntura, várias religiões iniciaram um movimento de sincretismo com a crença da vida em outros planetas, notadamente espíritas, teosofistas e rosacruzes. Os primeiros traços dessa "espiritualidade extraterrestre" surgem com uma série de livros, como A caminho da Luz (1939) e Nosso Lar (1944) de Chico Xavier e Os exilados da capela (1959) de Edgard Armond.
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